CONHEÇA A LOGÍSTICA INTEGRADA E SEUS BENEFÍCIOS

A atividade de movimentação de mercadorias já vem sendo vista por muitos gestores como uma área estratégica dentro das organizações, em que o foco é voltado para a otimização dos processos e resultados. Dentro desse contexto, surge a logística integrada, que busca melhorar a comunicação entre pessoas, parceiros e departamentos por meio da tecnologia.

Afinal, o que é a logística integrada?

O desenvolvimento da logística integrada se deu por meio da necessidade de gerenciar uma cadeia de abastecimento de maneira mais estratégica, alcançando resultados cada vez mais aprimorados.

Hoje, a movimentação de mercadorias é considerada complexa, pois depende da participação de operadores logísticos, motoristas autônomos, centros de distribuição e fornecedores.

Se antes a responsabilidade estava apenas sobre processos mais operacionais — como a gestão de estoque e a de transportes —, a integração visa garantir uma boa administração das áreas de compras, do processo produtivo, coleta, distribuição e até mesmo do fluxo de informações.

Como funciona na prática?

Em termos simples, as funções da logística integrada são executadas em duas frentes distintas:

  • fluxo de materiais: é entendido como a circulação de insumos, peças e mercadorias dentro de armazéns e sua distribuição entre fornecedores e clientes;
  • fluxo de informações: representa a transmissão de informações referentes ao andamento da entrega, o rastreamento da carga e o pagamento pelo serviço de frete.

Esses dois termos ajudam a compreender quais fundamentos estão sendo tratados ao implementar a logística integrada.

O instrumento utilizado para viabilizar essa ação é um sistema de gestão que monitora o fluxo logístico em sua totalidade. Dessa forma, todos os envolvidos têm acesso a informações relevantes para a sua etapa da estratégia e podem acompanhar a execução das atividades.

Como ela pode ser aplicada nas empresas?

O primeiro aspecto da aplicação da logística integrada é a comunicação. Para promover uma verdadeira integração e alcançar os benefícios provenientes dela, é necessário manter um fluxo contínuo, claro e objetivo das informações sobre os processos.

É por meio dele que as áreas conseguem tomar decisões mais acertadas com agilidade. Um bom exemplo disso é quando o setor de compras acompanha os níveis de estoque e sabe exatamente quando acionar o fornecedor, adquirindo as quantidades adequadas dos produtos — o suficiente para atender a demanda, evitando faltas e excessos.

Quais são seus principais benefícios?

Muitas vezes, o processo de implementação de uma nova tecnologia ou metodologia de trabalho pode ser desafiador. Contudo, as vantagens conquistadas ajudam a demonstrar como essa mudança pode trazer resultados positivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tire a sua Dúvida