Condomínios logísticos são modelos de negócios que seguem se destacando no mercado. A vantagem desse formato, em relação aos tradicionais, se deve a uma grande quantidade de diferenciais com uma estrutura com ampla oferta de serviços, paisagismo, segurança, localização estratégica e outros.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre as peculiaridades desse tipo de empreendimento e seus benefícios para os locatários. Acompanhe!
O que são condomínios logísticos?
Condomínios logísticos são empreendimentos imobiliários destinados à operações de armazenagem e logística de empresas, que recorrem a locação dessa infraestrutura para a instalação da suas atividades em galpões adaptados. Além do usufruto dessa estrutura, entre os benefícios dessa prática está a redução de custos por meio do rateio das despesas comuns e a oferta de uma grande quantidade de serviços associados.
Tais benefícios fazem este setor apresentar um grande crescimento nos últimos anos, impulsionado também pelo aumento do consumo, otimização de resultados nas indústrias, melhoria da eficiência, ganho de competitividade e alinhamento às principais tendências do mercado, como a exigência por sustentabilidade.
Esses fenômenos, associados ao fato de que o país tem um fluxo de mercadorias baseado principalmente no modal rodoviário, proporciona aos condomínios logísticos uma participação crescente no mercado. Os condomínios logísticos podem ser classificados em dois tipos mais comuns:
- Monousuário: representa os galpões individuais construídos sob medida para um único cliente, atendendo às suas especificidades;
- Especulativo: é mais flexível que os condomínios do tipo monousuário, além de ser constituído por espaços modulares de uso individual ou coletivo.
Como os condomínios logísticos contribuem para a segurança de cargas?
Ao movimentar cargas durante o processo logístico, existem riscos inerentes que precisam ser observados e combatidos. O primeiro deles está relacionado com os danos às mercadorias, que ocorrem devido ao manuseio incorreto dos profissionais envolvidos nas fases do transporte. O roubo de cargas é outro risco presente tanto no armazenamento dos produtos quanto no seu transporte.
Os condomínios logísticos contribuem significativamente para a segurança de cargas por meio da sua infraestrutura moderna e pelos serviços associados à sua proposta de valor. A estrutura dos condomínios logísticos favorecem a manipulação de cargas tornando o trabalho mais eficiente e reduzindo o risco de perdas e acidentes. O nivelamento do piso, o espaço para manobras e o pé direito alto são exemplos desse fato.
De outra forma, a oferta de serviços presentes nesses condomínios como a portaria de acesso e a vigilância e monitoramento 24hs, também inibem a ação de ladrões e proporcionam mais segurança a armazenagem de cargas. Para complementar os benefícios provenientes dos condomínios logísticos e reforçar ainda mais as ações de segurança, as empresas que atuam no setor podem associar investimentos em qualificação e treinamento dos seus profissionais e a otimização das suas politicas internas de controle.
